A RELAÇÃO DO TABERNÁCULO COM CRISTO

“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles”, Ex 25.8

Não é só o Novo Testamento que nos apresenta a Cristo mas o Velho Testamento também (Salmos 40:7, “Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.”; Hebreus 10:7; Lucas 24:27, “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras”, 44, “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.”). Por isso convém estudar o que diz a Bíblia sobre o tabernáculo pois o tabernáculo simboliza muito Cristo.
1. O tabernáculo foi temporário – Uma tenda móvel, mudada de lugar em lugar, por um período de 35 anos no deserto durante a peregrinação no deserto e mais uns 450-550 anos na terra prometida até que David desejou construir o templo permanente (II Samuel 7:6). O período em que o tabernáculo desempenhou as funções de “lugar de encontro” no deserto pode representar a curta vida de Cristo enquanto Ele andava e ministrava na carne nesta terra. A Sua estadia foi temporária e de pouca duração (Lucas 3.23; João 14:1-3), mas o Seu reino literal será permanente (I Tessalonicenses 4:17; Apocalipse 22.5,11). O fato do tabernáculo ser temporário pode representar o andar do Cristão também. O tempo do Cristão nesta vida, neste templo da
carne, é temporária e de pouca duração (I Tessalonicenses 4:17; Salmos 90:9,10,12). Convém que os que têm a esperança de deixar esse tabernáculo da carne para ser como Cristo, vivam os seus dias aqui na santificação (I João 3:1-3), conformando-se à imagem de Cristo (Colossenses 3:10). Esse plano de ser conforma à imagem de Cristo é feita pela Palavra de Deus (João 17:17; 15:3). Está a investir o tempo, talentos, e bens naquilo que é temporário ou naquilo que é eterno? Mateus 6:19,20.
2. O tabernáculo não era uma obra espectacular. Para os que olhavam o tabernáculo do lado de fora não viam nenhuma beleza que os atraíssem. A sua beleza era no interior dele. Pêlos de cabra, peles de carneiro tintas de vermelho, e peles de texugo (Êxodo 26:7,14) cobriam o tabernáculo e não eram especialmente bonitas. Jesus, durante a Sua encarnação nesta terra, também não tinha, no exterior, beleza ou uma forma vistosa (Isaías 53:2). A Sua beleza e valor vinham de dentro d´Ele (amor puro, obediência completa ao Pai, perdão eterno, precioso sangue redentor, graça e glória, II Pedro 1:19; João 1:14; I Timóteo 3:16). Os que conhecem Cristo intimamente pela fé, Ele é precioso mas para os que não O conhecem pela fé, Ele é um absurdo, louco, e pedra de tropeço (Marcos 6:1-3; I Pedro 2:7). Como é Cristo visto para si? Como o tabernáculo e como Cristo, os cristãos fazem bem não dar prioridade ao que é somente valioso diante do mundo (I João 2:15,16). Contrariamente devemos buscar a virtude, a discrição, e a sabedoria que
são mais valiosos do que qualquer outro bem no mundo (Salmos 147:10,11; Jeremias 9:24; Provérbios 1:4; 8:11; 11:22; I Pedro 3:1-8). Como é que pensa que o mundo o vê? E por Deus? Com quem se acha parecido?
3. O tabernáculo estava no centro do acampamento das tribos de Israel (Números 2:2). No dia em que mudavam de lugar, o tabernáculo ficava no meio dos exércitos (Números 2:17). Dessa maneira era ensinada a verdade que Deus andava no meio do Seu povo para os proteger e para entregar os inimigos às mãos do Seu povo (Deuteronómio 23:14). Também neste iten, o tabernáculo é uma figura de Cristo; Ele andará no meio do Seu povo. Este projecto é para hoje, mas realizar-se-á permanentemente e de forma plena no Seu Reino literal mas, espiritualmente Cristo encontra-se hoje com o Seu povo; a igreja. Quando o povo de Deus reúne para O adorar em espírito e em verdade, aí Ele está no meio deles como de uma forma absoluta (Mateus 18:20; 28:20; João 20.19,26; Apocalipse 1:13). Sempre que o povo de Deus O serve com temor e amor, eles tem o Seu cuidado especial. Contra a igreja verdadeira as portas do inferno não podem prevalecer (Mateus 16:18). Tal como Deus cuidava do Seu povo aquando do tabernáculo estava no centro da congregação, Ele supre todas as coisas daqueles que têm n´Ele o centro das suas vidas (Salmos 34:10; 37:3; Mateus 5:6; 6.33; Provérbios 2:1-9; 3:9,10). Estimados amigos em que posição está Cristo na sua lista de preferências?
4. No tabernáculo a lei foi guardada na Arca da Aliança (Deuteronómio 10:1-5). O benefício da Lei de Moisés, que é santa, justa e boa (Romanos 7:12), é entendido quando sabemos que ela revela abertamente como o homem é visto por Deus (Salmos 14:2,3). O pecado é iniquidade (transgressão dalei – I João 3:4; 5:17), e a Lei revela o triste fato que todo homem é pecador (Romanos 5:12). Todavia, o pecado no homem cegou o seu entendimento da gravidade da sua condição (I Coríntios 2:14; II Coríntios 4:3,4). Veio a Lei para que o pecado se fizesse excessivamente maligno (Romanos 7:13). Moisés levou tábuas de pedra a pedido de Deus para que o Senhor escrevesse a Sua Lei. Foi escrito em pedra para mostrar que o coração do pecador é duro como pedra. Também, a Lei foi escrita em pedra para mostrar que os requerimentos de Deus são imutáveis. Pela Lei o homem entende que Deus é santo e o pecador é separado de tal Deus pelo seu pecado (Romanos 7:9). Mas, pela graça de Deus, Cristo Jesus, o Filho de Deus, veio como homem, mas sem pecado, com a Lei dentro do Seu coração (Salmos 40:8). Este agradou Deus em tudo, e deu a Sua vida perfeita, santa e justa em resgate por todo homem que se arrepende dos seus pecados e crê pela fé n´Ele (Marcos 10:45; João 3:16). Sim, a vida do Justo é dada pelo injusto para que o injusto arrependido, pela obediência perfeita do Justo, tenha a perfeita justiça de Deus (II Coríntios 5:18-21). O pecador que se arrepende e crê em Cristo Jesus é feito um homem novo para servir Deus com a sua vida enquanto Deus lhe dá vida na terra (Romanos 6:8-13). Pecador, se arrependa já e creia em Cristo, o único Salvador! A Lei foi guardada por Cristo, e a Sua vida santa foi dada como sacrifício aceitável a Deus para todos os pecadores que se arrependam e crêem n´Ele! A Lei é posta debaixo do propiciatório da Arca da Aliança, como o sangue precioso da vida de Jesus Cristo, que tem a Lei dentro do Seu coração, cobre tudo que a Lei aponta contra o pecador, o resgatado e apresentá-lo a Deus santo e justo (I Pedro 1:18-23; 3:18).
Porém, o cristão nascido de novo não demora a ter consciência que ainda peca, ainda é pecador (Romanos 7:18-23). O cristão quer saber se estes pecados também foram pagos por Cristo. Que consolo tem o cristão quando contempla tão grande salvação que ele tem em Cristo, é pecador justificado e deseja ser mais semelhante ao Justificador! Como a Lei de Moisés foi guardada na arca da aliança, qual representa o trono de Deus entre os homens, a Lei veio no coração do eterno Cristo quando Ele foi dado em sacrifício de muitos e continua aí no coração do Salvador com Ele diante do trono de Deus intercedendo e mediando pelos Seus (Romanos 8:34; I Timóteo 2:5,6). Por Cristo ser Deus, e por Ele guardar eternamente a Lei de Deus no Seu coração, o homem pecador, que tem Cristo como seu salvador, é eternamente salvo da condenação. Que salvação gloriosa tem o pecador que se arrepende e crê pela fé em Cristo Jesus! Verifique que a esperança da sua salvação não depende dum homem, apóstolo, oração, obra, religião ou de caridade, etc., mas somente n´Aquele que sempre guarda a Lei no Seu coração eternamente diante do trono de Deus; Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário