AS OFERTAS LEVÍTICAS E OS SACRIFÍCIOS

Este sistema de sacrifícios foi ordenado por Deus e foi colocado no centro e no coração da vida da nação judaica. O que quer que os judeus pensassem, naquela ocasião, por causa do sacrifício contínuo de animais, e o fogo ardendo continuamente no altar do holocausto, não há nenhuma dúvida de que era Deus quem estava a impregnar nos corações de cada homem, uma consciência do pecado a cada membro do povo de Israel.
O Senhor tinha como claro objectivo gerar uma particular sensibilidade no coração de cada um. Uma marca indelével que permaneceria até ao último e perfeito sacrifício: O Cordeiro de Deus que tira o pecado de todos os que d´Ele se aproximam de coração contristado.
Há muitas instruções para o sacrifício ao longo do Pentateuco, mas em Levítico são dedicados os capítulos 1-7 completamente às 5 ofertas levíticas que eram os principais sacrifícios usados nos rituais. Eles descrevem 5 tipos de sacrifícios: O holocausto, a Oferta de Manjares, a Oferta Pacífica, a Oferta pelo Pecado, e a Oferta pela Culpa. Cada um dos sacrifícios foi cumprido exclusivamente em Jesus Cristo.

1. O Holocausto
O holocausto era um sacrifício que estava completamente queimado. Nada dele era comido, e então o fogo consumia o sacrifício inteiro. É importante notar que o fogo jamais se apagava:

Lev 6:13 O "fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará."

O adorador israelita trazia um animal masculino (um touro, cordeiro, cabra, pombo, ou rola, que dependem da riqueza do adorador) para a porta do tabernáculo.

Lev 1:3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem defeito; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o SENHOR.

O animal devia ser sem defeito. O adorador então colocava as mãos dele na cabeça do animal, e em consciência que este animal inocente estava a tomar o lugar do pecador, ele buscava o Senhor para perdão, e então o animal era imediatamente imolado.

Lev 1:4-9 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação. Depois degolará o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue em redor sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação. Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.

Os sacerdotes eram responsáveis por lavar as várias partes do animal antes de colocar sobre o altar:

Lev 1:6-9 "Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR."

Depois, na história de Israel haviam ofertas queimadas feitas duas vezes por dia, uma pela manhã e uma ao entardecer (quando aparecia a primeira estrela:

Num 28:3-4 "E dir-lhes-ás: Esta é a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contínuo holocausto; Um cordeiro sacrificarás pela manhã, e o outro cordeiro sacrificarás à tarde; "

A oferta queimada era realizada para reconciliação dos pecados do povo contra o Senhor, que os separavam de Deus, e era uma oferta de dedicação contínua das suas vidas ao Senhor.


2. A Oferta de Manjares
Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. Levíticos 2, menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparação para cada uma das pessoas. O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada num forno, cozida numa forma, frita numa panela, ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas). Todas as ofertas de manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).

As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele próprio trazia a comida como oferta, e ele a queimaria por inteiro.

O propósito da oferta de manjares era um compromisso de vida dedicada a dar e à generosidade.


3. As Ofertas Pacíficas
A oferta pacífica era a comida ordenada pelo Senhor dada aos sacerdotes, e às vezes ao cidadão comum. O adorador trazia bois ou vacas, ovelhas, ou uma cabra. O ritual foi comparado com o das ofertas queimadas, até ao ponto de queimar, onde o sangue de animais era vertido ao redor das extremidades do altar. Foram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante era comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta espontânea) pelos adoradores. Este sacrifício de louvor e acção de graças era quase sempre, um acto voluntário.

As ofertas pacíficas, incluíram bolos sem levedura. Os sacerdotes comiam tudo, menos a porção comemorativa dos bolos, e certas partes do animal, no mesmo dia que o sacrifício foi feito, e quando o adorador os levava juntos, como oferta voluntária, o adorador poderia comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que era comida pelos sacerdotes.

Jacob e Labão deram as suas ofertas pacíficas quando eles fizeram o seu pacto (Gén. 31:43 ss). era exigido fazer estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração a Deus.

4. A Oferta pelo Pecado
As ofertas pelo pecado expiavam, (liquidavam a dívida por completo) das fraquezas e fracassos não intencionais dos adoradores e fracassos diante do Senhor.

Lev 4:1-4 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorância, contra alguns dos mandamentos do SENHOR, acerca do que não se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se o sacerdote ungido pecar para escândalo do povo, oferecerá ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiação do pecado. E trará o novilho à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR, e porá a sua mão sobre a cabeça do novilho, e degolará o novilho perante o SENHOR.

Cada classe de pessoas tinha várias ordenanças para executar:
- Os pecados do sumo sacerdote: requeriam o oferecimento de um touro, e o sangue não era vertido no altar mas aspergido no dedo do sumo sacerdote 7 vezes no altar. Então a gordura era queimada, e o restante era queimado (nunca comido) fora do arraial "num lugar limpo" onde o sacrifício era feito e as cinzas se espalhavam.

Lev 4:12 "Enfim, o novilho todo levará fora do arraial a um lugar limpo, onde se lança a cinza, e o queimará com fogo sobre a lenha; onde se lança a cinza se queimará."

- Os pecados dos líderes: requeriam o oferecimento de um bode. O sangue era espargido somente uma vez, e o restante era vertido ao redor do altar como com o oferecimento queimado.

Os pecados do povo requeriam animais fêmeas, cabras, cordeiros, rolas, ou pombos e no caso de ser muito pobre, um oferecimento de grãos era aceitável só como um oferecimento de manjares.

Os pecados não intencionais eram difíceis identificar e poderiam acontecer a qualquer hora, e então os sacerdotes trabalhavam de perto como mediadores com Deus e o povo, e instruíam as pessoas sobre como eles buscariam ao Senhor. No caso de qualquer pecado cuja oferta não foi trazida diante do Senhor, havia ofertas para a nação e para o sumo sacerdote que os cobriam de um modo coletivo. No Dia da Expiação (Yom Kippur) o sumo sacerdote aspergia sangue no propiciatório para os seus próprios pecados e pelos pecados da nação.

5. As Ofertas pela Culpa
A Oferta pela culpa era em tudo semelhante à oferta pelo pecado, com uma nuance; a oferta pela culpa era uma oferta em dinheiro para pecados de ignorância relacionados à fraude. Por exemplo, se alguém enganasse sem querer a outro por dinheiro ou propriedade, o sacrifício dele devia ser igual à quantia levada, mais um quinto para o sacerdote e para o ofendido. Era reembolsada a quantia usurpada mais um quinto mais um carneiro sem defeito ao sacerdote.

Lev 6:5-7 " Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá no seu todo, e ainda sobre isso acrescentará o quinto; àquele de quem é o dará no dia de sua expiação. E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme à tua estimação, para expiação da culpa trará ao sacerdote; E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada. "


O Tratamento dos Animais
Embora o Senhor prescrevesse a moerte de animais para sacrifício e para comida, o tratamento dos animais é de importância extrema no Judaísmo. O Talmude descreve com cuidado as minúcias e o detalhe de como um animal seria sacrificado para comida, e os regulamentos são principalmente determinados por causa do desejo de proporcionar como possível uma morte indolor. O que abatia o animal não podia ser um surdo-mudo, ou um menor de idade, e ele devia ser de mente sã (Chul. 1. 1). A faca deve ser perfeitamente lisa sem o mais leve entalhe, e "a faca deve ser testada sobre seus três lados na carne do dedo e na unha " (ibid. 17b).

Há cinco causas de desqualificação (ibid. 9a); [1] Demora (Heb. shehiyah), deve haver um contínuo movimento para frente e para trás da faca sem qualquer interrupção; [2] pressão (Heb. derasah), o corte deve ser feito com suavidade, sem o exercício de qualquer força; [3] inserir (Heb. chaladah), a faca não deve ser inserida na carne, mas puxada transversalmente pela garganta; [4] penetrar (Heb. hagramah), o corte não deve ser feito, excepto por uma zona bem definida no pescoço; [5] rasgar (Heb. ikkur), o corte deve ser feito sem deslocar a traqueia ou garganta. Qualquer uma destas acções tornaria o animal impróprio para consumo, porque se tinha infligido dor no animal.

O Judaísmo ensina formalmente o cuidado dos animais, e um amor e respeita para com eles. Eles deviam ser alimentados correctamente (pág. Jeb. 14d), e "um homem não deve comer a comida dele antes de dar comida ao seu gado" (Ber. 40a). Isto foi retirado das Escrituras:

Deut. 11:15 " E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás."

O Judaísmo ensina o homem a ser grato pelos animais, porque eles são como modelos para os homens imitar. "Se o Torah não sido dado a nós para nossa direcção, nós não poderíamos aprender a modéstia do gato, a honestidade da formiga, a castidade da pomba, e os modos do galo" (Erub. 100b). O Senhor ensinou a Moisés ter cautela com as ovelhas antes de ele se ocupar em conduzir os membros do seu povo (Exodo. R 11.2)

Um Tipo de Cristo
Toda a oferta é um quadro claro de Cristo. Cada uma das 5 ofertas de Levíticos apontavam para Cristo como a sublime oferta em tudo perfeita.

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