Casamento Judaico.

Os escritos Judaicos ensinam que os casamentos são “combinados” nos Céus. Diz o Talmud (no tratado Sotá 2a): “Quarenta dias antes da concepção é decretado nos Céus que a filha desta pessoa está prometida ao filho daquela outra”.
Fonte: Revista Morashá Edição 29 – Junho de 2000
Mas não podemos esquecer do livre arbítrio. Por isso, apesar de Deus estar envolvido na união de cada par, a decisão final cabe ao indivíduo, já que cada um de nós pode interferir no seu próprio destino.
 O próprio Todo-Poderoso, ao criar o homem, percebeu a necessidade deste ter um companheiro fiel que o acompanhasse ao longo da vida. “E disse o Eterno: “Não é bom que o homem esteja só” (Génese 2:18). E Deus criou Eva a partir da costela de Adão, assim ordenando: “E é por isso que o homem deixará o seu pai

Qual a Razão dos Dez Mandamentos Terem Sido Dados no Sinai?

Todos sabem que os Dez Mandamentos foram outorgados por Deus no Monte Sinai. Mas por que especialmente no Monte Sinai?
A Midrash afirma que o Monte Sinai não era a mais alta e a mais esplêndida das montanhas. Na verdade, é descrita como sendo a menos alta de todas as montanhas que poderiam ter sido escolhidas. Apesar disso, Deus escolheu o Sinai para dar a Torá para ensinar-nos uma importante mensagem: dizer-nos que a humildade é um pré-requisito para o estudo de Torá.
A Torá vem de Deus. Ao ouvirmos uma instrução da Torá, precisamos da capacidade de ouvir. Esta é uma rara qualidade: geralmente o nosso próprio ego intromete-se. Ouvimos as nossas próprias ideias, não aquilo que a Torá está a dizer. A humildade está uma etapa além do nosso ego, um estado de espírito de ausência de egoísmo, que nos torna receptivos à Torá. Assim é dito no final da prece diária de Amidá: "Que minha alma seja como o pó - abre meu coração à Tua Torá."
Um comentário chassídico sobre esta ideia vai um passo além. Certamente, se a ênfase está na humildade, por que então escolher uma montanha? A mensagem não teria sido mais profundamente sentida se a Torá fosse entregue numa planície, ou melhor ainda, num vale?
 
Este enigma é explicado assim: embora a humildade seja importante, há muitas ocasiões na vida judaica em que se exige uma atitude mais enérgica e mais determinada. O sacrifício pessoal, perseverança em face ao ridículo ou ao desprezo, a prontidão de sofrer pela fé são reações muitas vezes necessárias.
É interessante que bem no início do Código da Lei Judaica esteja a afirmação: "Não fique constrangido por zombaria e ridículo." Se alguém vacilasse no cumprimento de uma lei judaica simplesmente devido à crítica zombeteira dos outros, logo não existiria mais muita observância das leis!
Portanto, duas qualidades são necessárias: humildade e força. A capacidade de ouvir, e também a firmeza de ser capaz de lutar contra a corrente. Ambas as qualidades estão expressas na imagem do Monte Sinai.
Transcrito por: Ernesto Neto (Eliyahu ben Avraham)

Adaptação por José Carlos Costa