O SACRIFÍCIO DE CRISTO REVELADO NO MONTE MORIÁ

Introdução: Génesis 22:1-8
1. A salvação pela graça foi sempre o método divino oferecido à humanidade desde a entrada do pecado no mundo.
2. A salvação é o auge da revelação de Deus a fim de atrair o pecador. Deus faz de tudo para torná-la compreensível!
3. A salvação é um assunto que Deus mais quer esclarecer ao pecador, de valor incalculável.
4. A salvação pela graça é ilustrada de maneira pedagógica, didáctica e trágica no pedido de Deus a Abraão.
I. Abraão representa a – dedicação – de Deus Pai: Génesis 22:2-3, 161. “Toma agora o teu filho”. Se estas palavras foram pronunciadas lentamente, como é provável, Abraão deve ter sentido sucessivamente: orgulho, temor e horror.
1.1 A repetição foi calculada por Deus para despertar o afecto paternal e para preparar Abraão para a severa prova que em breve iria viver. Ao referir-se a Isaque como “teu único”filho. Deus queria dizer que ele era considerado o único herdeiro/legítimo herdeiro da promessa. Isto contrasta com a expressão do Génesis 21:12,13, onde Deus chama a Ismael “filho da serva”.
1.2 Nos tempos antigos era comum a oferta de sacrifícios humanos, especialmente meninos. Tanto na Bíblia

O SANTUÁRIO: RAZÕES DOS QUATRO EVANGELHOS.

Embora a crença na inspiração das Santas Escrituras seja um fato aceito e irrefutável entre os verdadeiros salvos, são poucos os que se preocupam em investigar mais a fundo as belezas e também a própria harmonia existente entre os 66 livros que compõem o Velho e o Novo Testamento.
Cremos que o Velho Testamento contém o Novo e o Novo Testamento revela o Velho. Por isso, nas Escrituras, tudo é importante. Nós não podemos ler ou interpretar as Escrituras como faríamos com qualquer outro livro, pois nenhum livro se assemelha às Escrituras.
A sublimidade das Escrituras com relação á outros livros é incomparável, assim como Jesus Cristo (o homem) o é entre os homens.
Neste estudo, não iremos abordar os quatro evangelhos, mas apenas um, o de Marcos. Creio que será o suficiente para instigar aqueles cristãos desejosos de conhecer melhor a Cristo, e as suas virtudes, a garimparem este terreno repleto de pedras preciosas.