Moisés nasceu aproximadamente em
1500 AC. Ele foi escolhido para tirar Israel da escravidão, e lhes entregar as
leis de Deus. Quando o Livro de Êxodo começa, os hebreu moravam no Egito, e com
o passar do tempo cresceram em número e o novo Faraó que não conheceu a José,
escravizou os hebreus, com amarga escravidão. Os escravos hebreus, com o tempo,
começaram a se reproduzir tão rapidamente que o rei se sentia ameaçado por uma
revolta em potencial contra a sua autoridade. Então, ele deu ordens de que a
mais nenhuma criança hebréia do sexo masculino poderia viver. Para salvar o
pequeno Moisés, sua mãe fez uma cesta de papiro, e a impermeabilizou com asfalto
e piche. Ela colocou Moisés no cesto, e o deixou-o e flutuando entre os juncos
às margens do Rio Nilo.
Pela providência de Deus, Moisés -
filho de escravos hebreus - foi encontrado e adotado pela princesa egípcia, a
filha do Faraó, sendo criado no palácio real como príncipe dos egípcios:
"E Moisés era instruído em
toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras" (Atos
7:22). Ao mesmo tempo, o Senhor
determinou que Moisés deveria ser ensinado em sua infância, pela sua própria
mãe. Isto significa que, ele foi instruído na fé de seus pais, embora sendo
criado como um egípcio (Ex. 2:1-10).
Moisés foi educado na civilização mais
adiantada daquele tempo. O seu treinamento foi projetado para o preparar para um
alto cargo, ou até mesmo o trono do Egito. Ele ficou familiarizado com a vida na
corte de Faraó, com toda a pompa e grandeza da adoração religiosa egípcia. Foi
educado na escrita e nas literatura do seu tempo. Também aprendeu a
administração e a justiça. Quando tinha 40 anos, Moisés se indginou com um
feitor egípcio que estava batendo em um escravo hebreu; e ele matou o egípcio e
o enterrou na areia (Ex. 2:12). Quando isto ficou conhecido, ele temeu por sua
própria vida, e fugiu do Egito para a terra do deserto de Midiã, onde ele se
casou uma das filhas de Jetro, passando então a cuidar dos rebanhos de Jetro.
Depois de aproximadamente 40 anos, Deus
falou a Moisés de uma sarça que ardia, mas não se consumia. Deus mandou Moisés
de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra
prometida a Abraão. Deus demonstrou o Seu poder para Moisés e revelou a Ele o
Seu Santo Nome "YHVH " ou " Yaweh " (Jeová se tornou uma pronuncia popular no
16º século por tradutores alemães, embora não há nenhum som para o " J " em
Hebraico).
As consoantes hebraicas Yod (Y) Eh (H) Vav (V ou W) Eh (H), ou Yahweh, na
Catedral de Winchester. YHWH é chamado o Tetragrammaton, significado do
grego "quatro letras". Os escribas de masoréticos omitiram as vogais, assim
ninguém pronunciaria este Nome Santo. (Jeová se tornou uma pronunciação
popular no 16º século por tradutores alemães, embora não há nenhum som "J" no Hebraico).
O Mishnah estabeleceu a regra "No
santuário, o nome de Deus será pronunciado
na Benção Sacerdotal como é escrito: YHVH, mas fora do santuário deve ser
parafraseado e pronunciado como Adonai."
na Benção Sacerdotal como é escrito: YHVH, mas fora do santuário deve ser
parafraseado e pronunciado como Adonai."
Deus ungiu Arão para ir com Moisés, para ser
o seu porta-voz. Eles, então, convenceram o povo de Israel para os seguir, mas,
Faraó não lhes deixaria ir.
Tradição Judaica
O Midrash dá o relato
da primeira entrevista que aconteceu entre Faraó e Moisés e Arão. Quando o rei
egípcio lhes perguntou, " Quem é seu Deus para que eu deva ouvir a sua voz? eles
responderam, "O universo está cheio do poder do nosso Deus. Ele existiu antes
que o mundo fosse criado, e Ele continuará a existir quando o mundo acabar. Ele
te formou e colocou em ti fôlego da vida. Ele estendeu os céus e pôs os
fundamentos da terra. A Sua expele chamas de fogo, rasga as montanhas, e quebra
as pedras. O seu arco é fogo e as chamas são as suas flechas. A sua lança é uma
tocha, e ele se cobre com as suas nuvens, e o relâmpago é a sua espada. Ele
formou as montanhas, as colinas e os cobriu com a relva. Ele faz cair as chuvas
e o orvalho, e faz com que brotem as pastagens. Ele também forma o embrião no
útero da mãe, e permite que se torne um ser vivente." (Exod. R. v. 14).
Então Deus enviou as 10 pragas aos
egípcios. A última praga foi a morte dos primogênitos em toda casa, cujas portas
não estavam marcadas com o sangue. Quando as pragas do juízo foram todas
lançadas, o Egito estava devastado. As pragas não só escarneceram do orgulho dos
egípcios, mas também escarneceu dos seus deuses, porque nenhum lhes podia
ajudar. A 10ª praga golpeou os egípcios.
1. Primeira Praga: Sangue 2. Segunda Praga: Rãs
3. Terceira Praga: Piolhos4. Quarta Praga: Moscas
5. Quinta Praga: Peste nos Animais6. Sexta Praga: Úlceras7. Sétima Praga: Saraiva
8. Oitava Praga: Gafanhotos9. Nona Praga: Escuridão
10. Décima Praga: Morte dos primogênitos
Todas as outras pragas reunidas não
lançaram fora os hebreu da escravidão, mas a décima praga tocou em todo o Egito,
e matou à meia-noite os seus primogênitos, inclusive o de Faraó.
Ex 12:29-31 " E
aconteceu, à meia noite, que o SENHOR feriu a todos os primogênitos na terra do
Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao
primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos
animais. E Faraó levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os
egípcios; e havia grande clamor no Egito, porque não havia casa em que não
houvesse um morto. Então chamou a Moisés e a Arão de noite, e disse:
Levantai-vos, saí do meio do meu povo, tanto vós como os filhos de Israel; e
ide, servi ao SENHOR, como tendes dito."
Para os egípcios foi uma tragédia e um
embaraço quando o Deus dos Hebreus fez uma exibição aberta à vista de todos, da
sua superioridade.
Deus ordenou que os Israelitas
celebrassem a " Páscoa" onde o anjo da morte poupou as casas que tinham o sangue
de um cordeiro.
Ex 12:1-14
"E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. "
"E FALOU o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo: Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. "
A ovelha era reconhecida por sua gordura, rabo carnudo.
A cor de sua lã normalmente era branca, marrom ou às vezes
as pernas e a cabeças pretas. As ovelhas eram descritas como
bondosas, não teimosas, temerosas, sem defesa, pacientes,
sofredoras, e eram abundantes em Israel.
" E o guardareis
até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de
Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as
ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite
comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça
com os seus pés e com a sua fressura. E nada dele deixareis até amanhã; mas o
que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo."
" Assim pois o
comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado
na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR. E eu passarei
pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito,
desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu
sou o SENHOR. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes;
vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de
mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e
celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por
estatuto perpétuo."
Tradição Judaica
Pesach
A Páscoa (Pesach) é a
festa da libertação. O Pesach é uma combinação de 2 palavras, peh que significa
boca, e sach - que pretende falar. De acordo com a tradição judaica, a
escravidão era tão severa, que eles eram obrigados a trabalhar e se manter
calados. E eles deviam manter silêncio sobre o seu Deus. Na noite de Páscoa os
judeus ficaram livres e então foi-lhes permitido falar d'Ele e louvá-lO
livremente.
Ex 15:1-2 "ENTÃO
cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo:
Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o
seu cavaleiro. O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por
salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de
meu pai, por isso o exaltarei."
A Páscoa
Moderna
Nos lares judaicos de
hoje, a cerimônia da Páscoa é celebrada anualmente. A cerimônia é chamada de um
Seder que literalmente quer dizer "a ordem" da cerimônia.
Hoje, o ritual que foi projetado para os lembrar da amarga escravidão dos seus
antepassados no Egito, a tremenda libertação que Deus lhes deu, é relatado no
livro de oração chamado de Haggadah. A mesa do banquete é
decorada com artigos festivos que estimularão perguntas que contarão toda a
história de Páscoa. Os artigos são:
Água salgada e Verdura
(Representando a vida que vai adiante - a primavera).
Pão sem fermento ou
Matzos (Comido durante toda a semana).
Ervas amargas ou Moror, como rabanete (para os lembrar da amargura da escravidão).
Maçãs, castanhas e
vinho, ou Haroseth (a mistura
de cores os lembra do barro do qual são feitos os tijolos e a doçura do gosto,
simbolizando a esperança de liberdade que adocicou a escravidão).
As crianças fazem
quatro perguntas acerca da cerimônia de Páscoa, pois esta era uma
noite diferente de todas as outras:
1. Por que em todas as outras noites nós comemos pão fermentado ou matzah e nesta noite nós comemos só matzos?
2. Por que em todas as outras noites nós comemos todo tipo de verduras e nesta noite nós só comemos ervas amargas?
3. Por que nesta noite nós mergulhamos as ervas na salmora, e ervas amargas em haroseth?
4. Por que em todas as outras noites nós comemos sentados ou reclinados, e nesta noite nós comemos em pé? (Antigamente um homem comia o jantar dele, sem pressa, reclinado à mesa).
1. Por que em todas as outras noites nós comemos pão fermentado ou matzah e nesta noite nós comemos só matzos?
2. Por que em todas as outras noites nós comemos todo tipo de verduras e nesta noite nós só comemos ervas amargas?
3. Por que nesta noite nós mergulhamos as ervas na salmora, e ervas amargas em haroseth?
4. Por que em todas as outras noites nós comemos sentados ou reclinados, e nesta noite nós comemos em pé? (Antigamente um homem comia o jantar dele, sem pressa, reclinado à mesa).
Meshiach Y'shua Jesus
Nossa Páscoa
1 Cor 5:7 "... Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós."
1 Pedro1:18-19 "
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que
por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo,
como de um cordeiro imaculado e incontaminado."
O Novo Testamento
ensina que o Egito era um tipo do mundo, e Faraó um tipo de Satanás, e a
escravidão egípcia era um tipo do pecado, e o Cordeiro Pascal fala de Jesus,
nosso Cordeiro Pascal que morreu em nosso lugar, e pelas suas pisaduras nós
somos curados. O Anjo da Morte ignorou a casa dos hebreus pois viu o sangue que
apontava ao Messias que um dia seria entregue, e morreria pelo seu povo.
Os escritos Rabínicos
mostravam que o Messias, na Sua vinda, conquistará a morte [Pesikta Rabbah 161b].
Hb 2:14-15 " E,
visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das
mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte,
isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a
vida sujeitos à servidão."
Depois, Faraó finalmente cedeu e deixou
o povo de Israel sair (e com toda a riqueza do Egito).
Depois, Faraó finalmente cedeu e deixou
o povo de Israel sair, (e com toda a riqueza do Egito), mas assim que eles
partiram, Faraó mudou de idéia. Ele enviou o seu exército atrás de Israel, que
estava acampado diante do Mar Vermelho. Deus separou as águas e os levou em solo
seco.
Ex 14:21-22
"Então Moisés
estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento
oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram
partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas
foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda."
Faraó conduzindo as suas tropas em uma carruagem de guerra. Ao seu lado estavam carruagens quebradas e soldados agonizantes. A carruagem de guerra era um poderoso intrumento de guerra no Egito em 1700 AC. Cada carruagem tinha um motorista e um tripulante que lutava, armado com um arco, lanças, e proteção.
Então as águas se precipitaram sobre os
exércitos de Faraó:
Ex 14:28-29
"Porque as águas,
tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os
haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo
meio do mar seco; e as águas foram-lhes como muro à sua mão direita e à sua
esquerda."
Os Israelitas eram guiados pela
Shekinah, a misteriosa nuvem de glória que os conduziu no Monte Sinai. No caminho foi
provada a fé deles, pois experimentaram intenso calor, fome, sede, e guerra.
Deus fez muitos milagres inclusive o "maná", o pão que veio do céu.
Tradição Judaica
O deserto era um lugar
de miséria e morte com uma temperatura que às vezes alcança mais de 120 graus.
Sem o Senhor, os judeus nunca teriam sobrevivido à isto. Depois da libertação do
Egito, e da cruel escravidão, os judeus tiveram que enfrentar o castigo do
amargo frio, e do calor devastador do deserto. Eles sobreviveram por causa da
nuvem de glória protetora que pairou por cima deles de dia e de noite. Durante a
Festa das Cabanas (Heb. Sukkah), os judeus faziam pequenas cabanas protetoras ou
barracas, para lembrar-se dos perigos que eles enfrentaram, durante a Festa das
Cabanas. De acordo com tradição judaica, Sukkah, é o
mizvah que celebra o cuidado divino do Senhor, e as letras
da palavra Sukkah são um acróstico para:
somekh - apoiando
kol - tudo
ha'noflim - que se caem
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