O SHOFAR E A FESTA DAS TROMBETAS

shofar
O Shofar é um chifre animal, preparado para o uso como um instrumento musical. Contudo, é mais para fazer ruído do que música propriamente.
Seu som é descrito como: "áspero, agudo e ruidoso."
É feito de chifre de CORDEIRO, CABRA SELVAGEM, ANTÍLOPE, KUDU AFRICANO, ou GAZELLE - Nunca de uma vaca ou de um boi porque as vacas não eram referência sacrificial dos animais. O chifre preferido é o curvado. Isto retrata a necessidade do homem se dobrar diante de Deus.
O melhores chifres para o fabrico de shofar são os do "Kudu africano", que podem ter até 36 polegadas de comprimento com uma torção tripla. Estes são chifres muito bonitos e mais longos. Os sons criados por estes chifres mais longos são profundos, ricos e bonitos. Você chamá-lo-ia música e não ruído. Também os do Antílope.
O toque do Shofar é como um louvor sem palavras.
O Shofar é mencionado na Bíblia aproximadamente 70 vezes.
É traduzido como: Trombeta e Corneta.
Do original hebraico, a palavra shofar também é traduzida para o português como "trombeta", e indica as trombetas de prata (Números 10:2-3;9).
COMO É FEITO:
O Shofar é feito em etapas:
O calor e a pressão são usados fazê-lo mais atractivo.
Uma lixa é usada para remover o exterior áspero e melhorar a textura e a coloração, a fim de torná-lo mais bonito.
Uma broca é usada para abrir um trajecto para que o ar possa correr através do chifre.
A última etapa é o lustro para torná-lo numa bonita obra de arte. O Lustro alisa por fora e produz um brilho lustroso elevado no Shofar.
Alguns JUDEUS MESSIÂNICOS vêm algumas qualidades espirituais neste processo...
PARA OS HEBREUS, O CHIFRE ERA SÍMBOLO DE PODER:
Não somente poder físico Deut. 33:17, mas também do poder santo – O altar de bronze era decorado com 04 chifres: Êxodo 27:1; 30:2. O Senhor Ele mesmo é o "chifre" (=força) da nossa salvação" – 2 Samuel 22:3, Salmos 18:2.
Por ordem divina, o Shofar era carregado de óleo para ungir reis - 1 Samuel 16:1.
Tocar o Shofar é também uma maneira de envolver a natureza em adoração ao Criador! O Salmo 150:3 diz: "Louvai-O com o som da trombeta (shofar)".
HÁ CINCO OCASIÕES DIFERENTES ONDE O SHOFAR É USADO:
1) Em ocasião ALEGRE
2) Para confundir O INIMIGO (veja Juízes 7:1,16-22)
3) No começo de cada mês
4) Convocação para um Ato Sagrado, solene, santo
5) Para anunciar guerra!
O Profeta Jeremias ao ouvir o som profético do shofar ficou com medo... Jeremias 4:19-21.
De acordo com a tradição judaica, o Shofar, é tocado Na Festa das Trombetas, Além das Trombetas de Prata (Veja Números 10:1-10). As trombetas de prata poderiam produzir uma variedade das notas, mas o Shofar produz somente um som que é a explosão da perfuração.
A Festa das Trombetas é um dia de alegria e de grande regozijo, mas tem também uma nota de solenidade, isso por causa dos eventos de agitação da terra que ocorrerão imediatamente antes do retorno de Cristo.
A festa das trombetas
Deus tem um plano redentor que se revela nas Festas do Senhor. Ou seja, as Festas têm para Israel um sentido histórico, e para a Igreja, um sentido profético.
As festas do senhor
"Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do senhor, que proclamareis, serão santas convocações: são estas as minhas festas."
Festa das trombetas - Levítico 23:23-25
"Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso solene, memorial, com sonidos de trombetas, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas trareis oferta queimada ao Senhor."
Sete é o número especial de Deus - indica integralidade e a perfeição.
Há sete festas do senhor:
PÁSCOA;
ASMOS;
PRIMÍCIAS;
PENTECOSTES;
TROMBETAS;
EXPIAÇÃO;
TABERNÁCULOS.
 A festa das trombetas ocorre no sétimo mês, e neste estudo nós verificaremos na Palavra de Deus, que há sete selos, sete trombetas e as sete últimas pragas envolvidas nesta profecia que começa com esta festa especial das trombetas.
As Trombetas De Prata!
Observe que esta festa é um "memorial com os sonidos de trombetas" (Lev. 23:24).
Deus mandou Moisés fazer duas trombetas de prata e deviam ser usadas: "para convocar a congregação e para a partida dos arraiais" Também deveriam ser tocadas quando fossem sair para pelejar contra inimigos, então Deus se lembraria deles e os livraria dos inimigos (Números 10:2-3;9). Também deveriam ser tocadas em dias de celebração, de alegria, nas solenidades, e no início de cada mês, e ainda quando houvesse sacrifício no holocausto. (Números 10:10)
O Shofar!
Havia também uma outra trombeta que deveria sonir na festa das trombetas, e deveria ser uma trombeta especial feita de chifre chamada um "Shofar".
Conforme dissemos no início, o shofar é mencionado na Bíblia aproximadamente 70 vezes e traduzido para o português como "trombeta" ou "corneta".
O shofar é usado também como um alarme da guerra: "Tocai a trombeta (shofar) em Sião, e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo." Joel 2:1
Como Jeremias reagiu quando ouviu o som do shofar? "Ah! meu coração! meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! as paredes do meu coração! Meu coração se agita! Não posso calar-me, porque ouves, ó minha alma, o som da trombeta (shofar), o alarido de guerra." Jeremias 4:19
Jeremias ficou cheio de medo com o som do shofar retinido como alarme para guerra, significando que a morte e a destruição estavam próximas.
É este aviso da guerra que dá à festa das trombetas um toque de seriedade e de solenidade!
Porquê a Guerra?
Por causa da desobediência e do pecado do povo. O Livro de Jeremias está repleto de citações a respeito das razões do juízo e de palavras proféticas conclamando o povo ao arrependimento.
Porquê as Profecias?
Para que haja arrependimento e "então" possamos receber novamente as bênçãos de Deus (Ler Deuteronómio 28). As profecias bíblicas sobre a Casa de Judá se cumpriram. Um exemplo de o que acontece quando há arrependimento, vemos na história do profeta Jonas. (Jonas 3:10).
O fim dos tempos!
A Festa das Trombetas é também profética, e tem a ver com segunda vinda de Jesus e com o final dos tempos!
Em Mateus 24:3 os discípulos perguntam a Jesus quando aquelas coisas profetizadas haveriam de acontecer, e que sinal haveria da vinda do Senhor, e da consumação do século...
O primeiro sinal que Jesus deu foi o de falsos profetas que tentariam iludir o povo.
Os sinais seguintes que Jesus revela são: guerras, fomes, pestilências, e terramotos: (Mateus 24:6-8 ).
Jesus continua com o sinal da Grande Tribulação: "porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais."
E depois Ele fala da sua volta afirmando:
"Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." - Mateus 24:29-31
Jesus voltará em um tempo de guerra mundial! O toque do shofar (trombeta) também se faz em tempo de guerra!
Este é o tempo em que o Senhor está levantando o Tabernáculo de David (Actos 15:16) - É o tempo em que o Senhor está estendendo a Mão para resgatar o restante do seu povo (Isa. 11:11) É o tempo de se buscar a ovelha perdida (Ezeq. 34:1-14).
Quando este tempo se completar "Naquele dia se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria, e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir, e adorarão ao Senhor no monte santo em Jerusalém." (Isaías 27:13)
Israel será resgatado ao som da TROMBETA (shofar) na segunda vinda de Cristo.
Por quê as igrejas esqueceram da Festa das Trombetas?
Quando Cristo retornará?
Ninguém sabe o Dia ou a Hora! Só Deus que o Pai conhece: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai" (Mateus 24:36).
Nós sabemos que Cristo voltará ao toque da Sétima Trombeta (shofar).
O sétimo selo é aberto em Apoc 8:1. Quando o sétimo selo for aberto, aparecerão sete Anjos, cada um com uma trombeta, as quais serão tocadas, uma a uma... As sete trombetas compõem o sétimo selo. O toque da sétima trombeta anuncia a volta do Senhor!
Jesus voltará durante a Festa das Trombetas. A Festa das Trombetas, como a de Pentecostes, é de Alegria... Foi no Pentecostes que o Espírito Santo veio!
Nota: O "primeiro dia do sétimo mês" é o Dia da Festa das Trombetas - (veja Lev. 23:24 Neemias 8:2)
Este dia para é para o povo de Deus se alegrar (Neemias 8:8-12), mas para o povo de fora é dia de trevas!
Nos dias de Esdras e Nehemias as pessoas se alegraram grandemente na Festa das Trombetas. Note que esta passagem diz três vezes que "este Dia é santo ao Senhor."
Conclusão:
A Festa das Trombetas é um dia de solenidade. Começa com guerra mas termina com o retorno de Jesus Cristo em triunfo. A Festa das Trombetas é um Dia de se ALEGRAR e, como o Sábado sagrado semanal, é Dia Santo para Deus (Neemias 8:2, 9-12).
Outro tipo menos conhecido mas bem considerado entre as famílias mais antigas que produzem shofar em Israel a centenas de anos é o chifre de Orex (Oryx), uma espécie de antílope que vive desde a África, Sinai, Israel e Península Arabica, que era utilizado pelos sacerdotes no Templo afim de diferenciar o seu toque dos demais toques de shofar que se tornaram populares.

Sem comentários:

Enviar um comentário